domingo, 29 de junho de 2008

Afinal, é possível ser saudável mantendo uma dieta vegetariana?


O último post dedica-se a responder a principal dúvida existente entre a maioria das pessoas:"Podemos ser sadios sem comer produtos de origem animal?!".

A resposta é SIM, é possível ser saudável sendo vegetariano, desde que o indivíduo mantenha uma dieta bastante variada, com ingestão de diversas hortaliças, leguminosas e cereais, de modo a suprir todas as carências nutricionais que podem ocorrer pela ausência de carne na dieta. Além disso, é necessário que se consulte um nutricionista, pois só ele poderá indicar uma alimentação adequada e rica em todos os micronutrientes.

E é importante que haja a suplementação de vitamina B12, pois, como já foi dito previamente, ela não está presente em nenhum alimento de origem vegetal, de modo que não há como substituir a fonte tradicional por uma alternativa.

Portanto, caso queira seguir uma dieta restrita como a vegetariana, esteja preparado para ampliar consideravelmente a ingestão de vegetais, e consulte um nutricionista antes de fazer qualquer mudança em sua alimentação, pois ele (o nutricionista) te orientará sobre como fazer essa mudança sem trazer prejuízos ao seu organismo.

Nenhum comentário: