domingo, 29 de junho de 2008

Carências Nutricionais e alterações fisiológicas

A dieta vegetariana pode causar algumas carências de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.
Um exemplo é a carência de vitamina B12, a cobalamina. A cobalamina é uma vitamina "especial", pois ela só é encontrada em produtos de origem animal, como carnes, leite e derivados e ovos; e a sua carência pode provocar vários problemas, como a anemia perniciosa (a carência de B12 interfere na eritropoiese), problemas neurológicos (a vitamina B12 está ligada à formação da bainha de mielina, que é muito importante para a transmissão dos impulsos nervosos), entre vários outros.
Mas como solucionar a carência de cobalamina?
Bem, não existem fontes alternativas de B12, de modo que a solução é que se faça a suplementação, pois, embora nós tenhamos em média 5 anos de reservas de B12, que foram acumuladas enquanto nós éramos bebês, não é uma boa idéia esgotá-las primeiro para depois começar a suplementação.
E por falar em suplementação, é imprescindível que as futuras mamães, vegetarianas ou não, façam uso dos suplementos de vitamina B12, pois o feto necessita muito dessa vitamina para formar o seu sistema nervoso, e, quando isso não é feito, ele pode nascer com alterações terríveis, como a espinha bífida.


Uma outra carência observada é a de ômega 3. A principal fonte desse ácido graxo são os peixes, como o salmão. O ômega 3 é importante pois para o organismo pois ele inibe a transformação de VLDL em LDL, o que diminui o nível de LDL acumulado no corpo. Com isso, as chances de haver excesso de LDL nos vasos sanguíneos é diminuída, e em consequência, a possibilidade de ocorrer obstrução de artérias também diminui.
Como corrigir a carência de ômega 3? Diferentemente da cobalamina, o ômega 3 apresenta fontes alternativas na dieta vegetariana, sendo a principal delas a linhaça, de modo que é relativamente simples suprir essa carência.

Nenhum comentário: